Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O que estimula você a dançar: a sensação de liberdade, o convívio social ou as boas lembranças que a música traz? Para os idosos atendidos por meio do programa Vida Plena, desenvolvido na LBV na capital mineira, a soma é inversa! A dança é uma das atividades que mais gera alegria para eles. “É uma coisa maravilhosa! Descontrai, faz a gente sentir que tem condições, que está viva e que a vida é bela”, afirma a senhora Eunice Augusta, 77 anos.

Por isso, atendendo aos pedidos dos idosos, a unidade celebrou o Dia do Idoso (celebrado em 1º de outubro), em ritmo dançante, trazendo a energia dos anos 80. Ao som de músicas da época e sob os olhares atentos dos jurados, os idosos participaram de um concurso de dança.

O secretário executivo do Conselho Estadual do Idoso, senhor Wagner Cândido Ferreira, esteve presente e aprovou a iniciativa: “Grande festa e atitude extraordinária! Tirar o idoso de casa para poder interagir e se divertir com pessoas da mesma idade é demais, é dar vida a pessoa idosa. Brincar, participar, cantar, dançar é excelente, é viver mais. Adorei. O Conselho está aberto para o que vocês precisarem”.

A sra. Maria Fontana Cardoso Maia, da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ressaltou: “Gostei muito. Tudo que traz valorização, melhoria da autoestima e da qualidade de vida é uma forma de enfrentar e de evitar a violência contra a pessoa idosa. E foi isso que nós vimos aqui hoje, as pessoas estão felizes com um astral lindíssimo e eu fiquei muito feliz de ver mais uma vez o trabalho maravilhoso que vocês desenvolvem com os idosos. A dança, além da eatividade física, tem afetividade, interação, relacionamento, isso é muito bom. Parabéns pela iniciativa”.

O cantor Juan, da Dupla Don & Juan, já esteve na LBV em outra oportunidade e gostou de ter voltado. “Fiquei super feliz de novo por participar da celebração do Dia do Idoso. Fui contagiado pela energia dos idosos, eu tenho um carinho muito especial por eles. A gente tem que ter essa atenção com eles todos os dias, eles merecem. Parabéns pela iniciativa de comemorar com tanto estilo, dançando com essa alegria toda”.

E o resultado do concurso de dança?

Nas provas foram analisados os seguintes quesitos: alegria, interação e a dança em si. O destaque entre as mulheres foi a senhora Eunice Augusta, 77 anos: “Agradeço por tudo, eu não me sinto velha, eu sou agraciada a Deus. Essa forma de valorizar os idosos é maravilhosa! Na LBV, a gente encontra humanidade, carinho, respeito e isso levanta o astral da gente. Tem dia que a gente está pra baixo porque a vida tem desafios, aí chegamos aqui e recebemos amor e muita compreensão. Isso é tudo de bom!

Entre os homens, o destaque foi para o senhor Wilson de Souza, 71 anos: “Foi muito divertido! Nesse grupo a gente canta muitas músicas e todas são boas. A LBV está de parabéns. Essa é uma forma de desenvolver o idoso, todo mundo se sente feliz. É uma ação muito boa porque isso acaba com a depressão e a gente volta pra casa cheio de vida”. 

Momentos festivos como esse são comuns na LBV. São ações culturais que colaboram para o envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia, a vivência da cidadania, a inserção social e a qualidade de vida dos idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.

A psicóloga da LBV, Elmacia Rodrigues, comenta: “Quando se faz algo que o idoso gosta, está valorizando, respeitando. Um grande vínculo já foi construído com eles. Durante as atividades, é possível perceber claramente desejos, anseios, demandas singelas e respeitosas na história de vida, nas subjetividades. A escolha [das ações] é democrática e, de certa forma, direcionada. Tudo é proposto, não imposto, e construímos juntos. Eu fico muito contente por estarmos conseguindo atender às demandas deles. Eles sabem que aqui na LBV é um espaço para eles se expressarem”.

A gente vê materializar o crescimento e o avanço na qualidade de vida da pessoa idosa e de todos os demais públicos que vocês atendem. Aqui trabalha a família. É um trabalho muito lindo com grandes frutos, grandes resultados”, finalizou a sra. Maria Fontana, da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em Belo Horizonte, MG, a Legião da Boa Vontade está localizada na Av. Cristiano machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil