Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Procon Assembleia acompanha mensalmente os valores praticados em 40 açougues da Capital.

 O preço da carne caiu, em média, 0,37% em Belo Horizonte no mês de maio. Foi o que constatou a pesquisa mensal do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que entre 12 e 13/5/14 consultou os preços de 37 cortes bovinos, suínos e de frango junto a 40 açougues de oito regiões da Capital.

Consulte a pesquisa completa de preços nos açougues.

Das 17 carnes bovinas pesquisadas, as que mais tiveram redução foram a picanha e o chã de fora, com -1,27%. De forma geral, o preço da carne de boi caiu 0,31% nos açougues. Os cortes suínos ficaram em média 0,29% mais baratos e os de frango passaram a custar 0,66% menos que na pesquisa de abril. Mas houve reajustes para cima em alguns cortes. O músculo dianteiro bovino subiu em média 1,89%. O bacon ficou 1,44% mais caro, enquanto que a linguiça de peito de frango aumentou 2,87%.

A pesquisa constatou que a variação de preços entre um estabelecimento e outro neste mês chegou a 256%, como no caso do suã especial. O Procon Assembleia alerta, no entanto, que o consumidor não deve basear sua compra apenas no preço, mas ficar atento principalmente à qualidade dos cortes, uma vez que ela pode variar bastante entre um açougue e outro.

Entre os cortes bovinos, as maiores variações foram observadas na costela com osso (120,68%), no patinho e no chã de fora (ambos com 92,38%). Os produtos de origem suína que registraram as diferenças de preço mais significativas foram a bisteca (143,20%), a salsicha a granel (130,51%) e o pernil traseiro (115,19%). Já entre os cortes de frango, a maiores variações foram detectadas na sobrecoxa (166,22%) e no filé de peito (128,76%).

O levantamento do Procon Assembleia concluiu ainda que os açougues da região Noroeste de Belo Horizonte registraram a maior queda nos preços médios de cortes suínos, com redução de 8,90% em relação à pesquisa anterior. A maior alta média nesse tipo de carne que ocorreu na região Norte, com 9,93%.

 

Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil