Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Com mercado de seminovos aquecido, concessionárias reveem conceitos e processos para otimizar vendas 

Em função da crise, o consumidor continua optando pela compra do veículo seminovo, mercado que cresceu cerca de 24% este ano. De acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, apesar da venda de carros usados ter caído em relação ao mesmo período do ano passado – cerca de 5,35% menores do que em 2015 – o recuo ainda continua bem menor do que o recuo do número de carros novos vendidos, que caiu aproximadamente 31,1% no mesmo período.

Conforme Aires Valin, gerente regional de vendas da Osaka, revendedora Toyota e Lexus na capital, o período é propício para apostar no mercado de seminovos, negócio já valorizado pela montadora japonesa, que dá atenção especial aos veículos usados. “No Japão existe uma intensa fiscalização do poder público sobre as condições em que se encontram os veículos usados, desde a aparência, lataria e afins, às suas funcionalidades. Eles passam por uma minuciosa inspeção para avaliar as condições gerais antes de serem revendidos”. 

Aires ainda afirma que, mesmo que o mercado de lá seja proporcionalmente maior do que o nacional, 5,8 carros para cada 10 habitantes contra 3,8 aqui no Brasil, raramente veículos malcuidados são vistos nas ruas. “Em recente visita de executivos do nosso grupo à matriz da montadora, foram estudados processos operacionais sobre como fazer uma vistoria completa em tempo hábil e, sob o ponto de vista ético, foi observado um senso de justiça que deve ser almejado no Brasil”.

O gerente regional ressalta que, apesar das diferenças entre os dois países, em diversos aspectos, há possibilidades da aplicação destes padrões aqui no Brasil e declara que a Osaka terá uma mudança de posicionamento perante clientes e mercado. “É possível que tudo que foi estudado lá comece a ser implantado no ano que vem pela Toyota. Entretanto, muitos dos conceitos e processos aprendidos nesta viagem já começarão a ser implantados desde já nas concessionárias Osaka”, finaliza.

Serviço

Endereço: Av. Carandaí, 874 – Santa Efigênia

Segunda a sexta: das 8h às 19h

Sábado: das 8h às 14h

Telefone: 2129-3000


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil