Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nova York, Estados Unidos — A Legião da Boa Vontade participou nesta segunda-feira, 6, na sede da Organização das Nações Unidas, da 55ª sessão da Comissão da ONU para o Desenvolvimento Social. O evento — que acontece de 1º a 10 de fevereiro — reuniu autoridades de diversos países e outros atores sociais interessados na implementação da Agenda 2030.

Neste encontro, a LBV apresentou aos participantes (inclusive com transmissão ao vivo pela internet) suas práticas socioeducacionais aplicadas com sucesso há 67 anos, a respeito do tema “Educação com Espiritualidade Ecumênica” como estratégia na erradicação da pobreza para alcançar o desenvolvimento sustentável. A exposição fará parte do painel temático sobre “Cidadania Global para o Desenvolvimento”, com foco no impacto das novas tecnologias na educação.

Sâmara Caruso

Nova York, EUA — LBV apresenta boas práticas sobre Educação para a Cidadania Global em evento na ONU

“A LBV compartilhou sua experiência na formação integral dos seres humanos comprometidos com essa nova agenda internacional de desenvolvimento sustentável e principalmente por uma cultura de paz. A LBV sempre se preocupa em falar sobre os valores universais, ecumênicos e espirituais que precisam estar presentes nas estratégias de desenvolvimento social, na educação, na economia e em todas as áreas do setor humano. E esta, inclusive, é uma tese pioneira que o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, defende em muitos escritos e que foram compartilhados aqui”, destacou Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU. 

Eliana Gonçalves

Nova York, EUA — Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, apresenta o tema “Educação com Espiritualidade Ecumênica” como estratégia na erradicação da pobreza para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Tecnologia a serviço do bem

Neste sentido, é válido ressaltar que as escolas e centros comunitários da LBV espalhados pelo mundo (Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal e Estados Unidos) recebem o suporte necessário da tecnologia para que o aprendizado esteja aliado com propostas saudáveis, com valores solidários.

“Por determinação do presidente da LBV, as escolas da Instituição possuem o que há de mais avançado em tecnologia e equipamentos que possam ser integrados em um currículo que, inclusive é virtual, e que cria um dinamismo muito maior em sala de aula, proporciona a qualidade de educação e aumenta a performance acadêmica dos próprios estudantes. E isso tudo comprometido com a produção de um conteúdo solidário, ecumênico, altruísta, formando o caráter de muitos jovens que serão amanhã os cidadãos que vão ocupar posições na sociedade de decisão, que serão agentes transformadores de um mundo melhor”, ressaltou Danilo Parmegiani. 

Nova York, EUA — Palestrantes desta segunda-feira, dia 6, da 55ª sessão da Comissão da ONU para o Desenvolvimento Social. À direita, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU.

 

Trabalho em conjunto

Sobre este tema, a dra. Carol Kennedy, representante do Manhattan Multicultural Counseling e membro do comitê na ONU sobre Educação, Aprendizagem e Alfabetização, ressaltou: “Esperamos fazer um trabalho colaborativo, incluindo todas as importantes informações que a Legião da Boa Vontade do Brasil nos trará sobre o que está acontecendo na América do Sul e trabalhar em conjunto com a Unesco para elaborar algumas ideias sobre o uso da tecnologia em muitas áreas diferentes na erradicação da pobreza mundial”.

O debate torna-se essencial pois, apesar dos esforços e resultados alcançados na América Latina, ainda há áreas que merecem atenção em quase todos os países, como repensar e modernizar a educação para satisfazer as necessidades de um mundo que está em constante evolução tecnológica.

Eliana Gonçalves

Nova York, EUA — Participantes do evento receberam a revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável (versão em inglês).

LBV na ONU

A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição permite à LBV participar e contribuir na discussão dos temas do Ecosoc em Nova York (EUA), em Genebra (Suíça) e em Viena (Áustria). Desse modo, a Instituição tem fraternalmente apresentado recomendações quanto à implementação de políticas públicas e ações humanitárias internacionais.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil