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Em comemoração ao Dia Mundial da Energia, os adolescentes atendidos pela LBV participaram de uma palestra educativa sobre o tema.

 

As crianças e os adolescentes atendidos pela LBV estão sempre animados e interessados quando o assunto é aprender coisas novas. No dia 29 de maio — Dia Mundial da Energia — eles puderam ouvir e ver como funciona o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica.

Para falar sobre o assunto, os engenheiros Mateus Armando, Paulo César, Rodrigo Viegas e Gabriel Rojo, da empresa Áurea Solaris, foram até a unidade da LBV palestrar para os adolescentes sobre sustentabilidade, e apresentaram todos os equipamentos necessários para o funcionamento deste sistema, entre eles o painel e a bateria estacionária, que funciona de uma forma bem diferente da utilizada em veículos. 

Viviane Oliveira

Belo Horizonte/MG - Por um tempo, os adolescentes se contiveram em ouvir as orientações, fazer perguntas sentados. Mas, quando puderam observar de perto os equipamentos foi maior a satisfação dos atendidos exteriorizando ainda mais suas curiosidades, inclusive sobre as profissões neste setor do mercado de trabalho.

“A energia solar fotovoltaica se oriunda diretamente da radiação solar e utiliza os fótons irradiados pelo sol para geração de energia elétrica, podendo ser utilizada de diversas formas na residência. Ás vezes, é confundida com aquecimento solar, que utiliza o calor para o aquecimento de água”, explicou o engenheiro Mateus Armando.

Simples, sustentável, de vida longa e de fácil entendimento, como explica o adolescente Ivan Lucas, 12 anos, que fez muitas perguntas aos profissionais palestrantes: “Aprendi que a energia solar é um sistema que quando a gente coloca em casa recarrega com o sol, a bateria vai armazenando a energia e até quando está de noite a energia vai para o computador, pra televisão, pra geladeira. Isso ajuda no Meio Ambiente, e quando receber a conta de luz, nem vai precisar pagar muito”. E concluiu: “Para trabalhar com isto precisa estudar física e matemática. Eu gostei da energia solar!”, disse todo empolgado.

Viviane Oliveira

Belo Horizonte, MG — Os alunos aprenderam a observar, no Selo, informações importantes sobre o equipamento, como o nível de eficiência energética e o consumo.

O tema é novo, a maioria nunca tinha ouvido falar em energia fotovoltaica, mas todos ficaram muito atentos durante toda a explicação. “No decorrer da nossa apresentação criaram perguntas mostrando interesse, imaginando situações, como: ‘e se chover?’; ‘Se for somente uma placa?’; ‘Se eu quiser ligar outros aparelhos?’ Foi muito gratificante ver o interesse, o brilho nos olhinhos deles ao ver o funcionamento do sistema, falaram dos equipamentos que gastam menos energia e quiseram saber se este sistema degrada o meio ambiente. Foi muito prazeroso!”, pontuou o engenheiro Mateus.

É incrível o quanto os adolescentes gostam de conteúdos que tenham utilidade prática. E quando lhes foi apresentado uma ideia nova, Êmile Vitória, 12 anos, foi a que mais se destacou com perguntas bastante pertinentes: “Achei interessante e prático, tipo: tem muitos sítios no planeta que não geram energia. Seria muito interessante colocar uma placa desta no terreiro e ter energia em casa. A conta de energia é cara. O sol é fundamental em tudo e gera energia. Se a gente aprende e pratica isso desde criança, quando a gente crescer pode ter melhorias e até trabalhar com isto. As crianças também têm que cuidar. É sabendo que a gente constrói!”.

Viviane Oliveira

      

“Eles são jovens ainda e podem fazer uma escolha. É gratificante saber que estamos dando um pouquinho de inspiração, demonstrando que eles podem atuar neste segmento, que isso pode ser uma luz na vida deles, que eles podem se encontrar nesta profissão. E quando perguntaram o que precisa para trabalhar com isto? Poxa, foi gratificante demais. Tomara que no futuro sejam nossos colegas de classe no mercado. A empresa Áurea agradece, de coração, a oportunidade”, concluiu o engenheiro Mateus.

A Instituição procura proporcionar aos atendidos a construção saudável de seus conhecimentos em todas as áreas do saber humano, vivenciando a cidadania ecumênica e solidária para fazerem suas escolhas de forma acertada. E, ao desenvolver a campanha “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”, promove a conscientização sobre a necessidade de todos nós adotarmos atitudes em prol da preservação da natureza, visando a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos.


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