Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Legião da Boa Vontade recebeu a visita dos atletas Anderson Mosso e Jefferson Campos, os técnicos Flávio ‘Espiga’ e Luiz Fernando, da equipe de basquete do Minas. Na oportunidade, eles participaram de uma roda de conversa com as crianças e adolescentes atendidos pela LBV, falaram sobre a trajetória profissional, além de um momento de descontração com a garotada na quadra de esportes.

Viviane de Oliveira

Esta iniciativa faz parte das atividades da Oficina de Esportes, que oferece aos atendidos a oportunidade de aprender mais sobre as inúmeras modalidades esportivas. “Para os nossos atletas é um momento muito agradável, de muita responsabilidade. Aqui eles podem contar um pouco da história de vida, muitos atletas têm a mesma história deles, mas com algo diferente: uma chance que apareceu para eles porque foram atrás da oportunidade. Então, é um momento de dar bons exemplos a estes meninos e quem sabe a vida premie eles com momentos de felicidade?!”, disse o técnico Flávio.

Sobre esta estratégia educativa, pontuou o ala/armador Jefferson Campos: “Eu gosto deste tipo de dinâmica. Eu passo um pouco da minha experiência e espero, com estas informações, mudar um pouco o pensamento deles, para eles saberem que podem ser o que eles escolherem. No esporte, como na vida, a gente aprende muito a compartilhar, respeitar o próximo, conviver em comunidade. Porque depois que o esporte passa, a gente tem que se inserir na sociedade de uma outra forma. Se você fez bons amigos, boas relações e adquiriu bons valores, esta inserção é mais fácil”.

Viviane de Oliveira

A LBV considera o esporte como uma importante ferramenta educacional e de transmissão de bons valores. Os atletas também fazem esta afirmação. O técnico ‘espiga’, disse: “Como a gente conversou com os meninos, o mais importante, para nós, são estes valores, que aprendam a respeitar, o companheiro de equipe, o amigo do dia a dia, o professor, o pai, a mãe, ter determinação, perseverança, educação, harmonia. Para mim, é o mais importante, é o meu bem maior”.

E o ala/armador, Jefferson Campos, reiterou: “Se eles tiverem adquirido bons valores, podem escolher a profissão que quiserem, se se empenharem vai dar certo. Eu vim de uma família humilde também, assim como a maioria deles, e eu consegui. Eu espero ter ajudado para que eles sejam cidadãos melhores. A gente nunca é tão sábio que não possa aprender com uma criança. Hoje eu aprendi bastante aqui, foi muito legal! Agradeço a oportunidade e espero voltar mais vezes”.

A equipe foi unânime também em ressaltar a importância de estudar sempre. Conhecer e conversar com os atletas foi uma oportunidade de grande proveito para os atendidos. “Eles deram muitos conselhos bons para nós, para respeitar a todos, não desvalorizar o próximo, dar valor aos estudos porque o corpo não aguenta [se referindo ao momento em que o jogador tem que parar] e mais para frente já terá outros empregos bons, condições melhores, mas tem que se dedicar aos estudos. Eles contaram que a infância deles não foi das melhores, mas eles conseguiram ser jogadores de basquete. Eu gosto de estudar e quero ser jogador de futebol. Eles poderiam vir mais vezes”, afirmou Alex Cláudio, de 13 anos.

Viviane de Oliveira

Caio Mendes, tem 11 anos, também quer ser profissional no esporte, mas ainda não sabe em qual modalidade. Ele falou do que aprendeu hoje. “Precisa se dedicar nos estudos, seja qual for a carreira. Precisa respeitar as pessoas. Achei muito interessante. É muito legal conversar, poderiam vir mais vezes”, disse o adolescente.  

“Eu tive a oportunidade de conhecer a LBV através da minha mãe. Ela ajudava a LBV sabendo que esta instituição ajuda as crianças e outros nichos, a gente estava vendo aqui a terceira idade também, é um trabalho sensacional que tem que ser multiplicado”, finalizou o técnico Flávio.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil