Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Escola de Artes Visuais do Cefart oferece curso o gratuito Olhar a Cidade, baseado na exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico

Atividade será realizada de 27 a 29 de março e visa aprimorar a percepção dos participantes em relação ao cenário urbano do centro de BH

Curso: OLHAR A CIDADE

Inscrições: até 21 de março | https://bit.ly/2UuKehz  

Valor: gratuito

Resultado: 22 de março (sexta-feira)

Realização do curso: 27 a 29 de março:

Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Palácio das Artes

Informações: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Informações para a imprensa:

Vítor Cruz: (31) 3236-7378 | (31) 99317-8845 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Em diálogo com a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o curso Olhar a Cidade. A atividade propõe uma investigação do olhar sobre o espaço urbano como forma de estimular a percepção das dimensões estéticas e as histórias da cidade.

Ministrado pelo coordenador da Escola de Artes Visuais, Lucas Amorim, o curso será realizado de 27 a 29 de março (quarta a sexta). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link (https://bit.ly/2UuKehz) até 21 de março (quinta-feira). O edital está disponível aqui: https://bit.ly/2u1DX1y. O curso acontece das 14h às 17h e tem carga horária total de 10h. O resultado será divulgado às 18h de 22 de março, no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br).

Os participantes utilizarão os próprios telefones celulares ou câmeras fotográficas para registrar imagens de um percurso pré-determinado, que fica entre a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, e o Palácio das Artes. Segundo Lucas Amorim, essa atividade está baseada na metodologia da deriva, em que os participantes são estimulados a desenvolver a sensibilidade do olhar ao percorrer o próprio trajeto, pontuando sensações, percepções e observações ao longo do caminho.

 

“Ao ter a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico como ponto de partida, os participantes serão estimulados a pensar o espaço público como lugar de diferentes linguagens e manifestações e a perceber as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ainda ocorrem no centro da cidade”, destaca Lucas Amorim.

No último encontro, o resultado das imagens e das percepções será compartilhado entre os participantes. A atividade será acompanhada por Carol Cafiero, bolsista do Programa de Residências para Pesquisas Artísticas da Fundação Clóvis Salgado, que desenvolve uma interlocução da fotografia como forma de se apropriar e repensar o espaço urbano.

Sobre a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico – Aberta a visitações na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 25 de maio, a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico reúne 44 fotografias em preto e branco do acervo, estimado em cerca de trinta mil negativos, do belo-horizontino Wilson Baptista. Por meio do olhar do fotógrafo, é possível perceber as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ocorreram no centro da capital mineira entre as décadas de 1930 e 1960, visitando micro histórias nas práticas e acontecimentos públicos.

Com curadoria de Paulo Baptista, fotógrafo, professor e filho de Wilson, a exposição traça não só uma linha do tempo da singularidade cotidiana de Belo Horizonte, mas possibilita, também, encontrar formas e composições autônomas derivadas de objetos familiares que se transformam em belíssimas torres e geometrias dos altos edifícios.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil