Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 É próprio do ser humano fazer “leituras” de tudo que acontece à sua volta. Os pais leem no semblante dos filhos o que eles não expressam em palavras ou gestos. Já a criança lê nas atitudes do adulto um exemplo a ser seguido. O pesquisador lê nos seus alvos a possibilidade das descobertas. Há, porém, aquelas descobertas que só as páginas dos livros nos reservam.

E a Legião da Boa Vontade (LBV), que contribui para a ampliação do universo informacional de seus atendidos, incentiva constantemente este saudável hábito em seus projetos e programas socioeducacionais, realizando atividades lúdicas e visitas a feiras e eventos literários. Sim, é importante desenvolver essa prática desde a infância, mas nunca é tarde para apresentar a uma pessoa o mundo sem fronteiras dos livros, não é?

Recentemente, a Instituição levou os jovens da melhor idade atendidos pelo programa Vida Plena à 4ª edição da Bienal do Livro de Minas. A iniciativa teve como objetivo apresentar a eles o mundo literário, promovendo o acesso aos inúmeros títulos infantis, juvenis e adultos, com seus mais variados aspectos.

Caminhar pelas alamedas da Bienal, tendo um contato próximo com as novidades literárias, foi uma experiência única. Para muitos atendidos, a leitura, bem com a escrita, foi um direito garantido tardiamente. “É a primeira vez que eu venho a um evento como esse. A leitura me ajuda a entender melhor as palavras, as coisas, as pessoas. Eu incentivo meus filhos e meus netos a lerem, porque eles têm oportunidades que eu não tive. A LBV faz coisas maravilhosas para a gente, como este passeio”, afirmou a sra. Maria das Graças dos Reis, 73. A jovem da melhor idade, por exemplo, só teve contato com os livros aos 14 anos.

Num evento com tantas opções de livros, eles fizeram questão de folhear obras para todas as faixas etárias. O conhecimento não prevê idades! “Eu gosto de ler até livros infantis, romances, jornais porque é interessante a gente estar atualizada. Gostei muito de vir, é um estímulo para as pessoas, a leitura é tudo de bom pra gente. (...) é uma fonte riquíssima pro vocabulário. Ler também é um lazer. Na LBV todas as atividades são ótimas pra nós, esta aqui é maravilhosa!”, ressaltou a sra. Elenice Machado, 70.

LEITURA EDIFICANTE
Nos estandes da WRC Livros, os idosos logo procuraram o lançamento do escritor Paiva Netto: Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade. O livro é o quinto volume da Coleção Ecumênica “O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração”, que registra mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos.

As explicações contidas nesta obra foram destacadas por muitos leitores, a exemplo da sra. Lúcia Vani Coelho Fraga, 67. “Já li vários livros dele. Ele é muito objetivo, espiritualizado, a gente sente paz nas coisas que ele escreve. No dia a dia eu abro em uma página e leio, parece que é dirigido para cada pessoa. Na Bienal eu adquiri um para mim e outro pra minha filha. Meu filho também está lendo o meu. O livro foi muito bem recebido em casa”, afirmou.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490–8126.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil