Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A Legião da Boa Vontade aposta na capacitação profissional de seus atendidos, visando ao bem-estar de seus familiares. Não é uma lógica complicada: ao oferecer condições para que os beneficiados aumentem sua renda, a Entidade colabora para a melhora de vida das famílias.

Na comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte da capital fluminense, a Instituição desenvolve atividades que fazem com que mulheres e gestantes alcancem a independência financeira e ajudem no sustento de casa. Dentre as ações, a LBV oferece aulas de artesanato.

 No curso gratuito, a criatividade pede passagem e opera de diversas formas. Nas mãos das participantes, materiais como garrafas plásticas, papelão, tiras de tecidos e até mesmo alimentos secos se transformam em belos enfeites natalinos e peças para decoração. O itens recicláveis têm um bom custo-benefício e o seu uso ainda estimula a consciência ambiental. “Boa parte do material que utilizamos é encontrado na natureza. Então, isso contribui com o meio ambiente, gerando menos lixo”, ressaltou a professora Dayse Sá.

 Desempregada, Cristiane Paulino encontrou no artesanato uma forma criativa de aumentar a renda da família. “Já estou com várias encomendas para entregar. Tudo o que aprendi na LBV me ajuda muito a manter minha casa. É um trabalho muito bom, que proporciona a melhoria de vida de quem precisa. Só tenho que agradecer por mais essa oportunidade”, disse.

POR UMA VIDA MELHOR
O trabalho manual pode parecer cansativo e moroso. No entanto, é um ótimo exercício para manter a saúde mental. “Elas chegam aqui com a autoestima muito baixa. Nós mostramos que elas são capazes de aprender e gerar renda através das habilidades que elas começam a desenvolver. O artesanato tem essa coisa da terapia, ajudando a afastar a depressão. Aqui, elas se sentem em família”, conta a educadora Dayse Sá.

 A atendida Gina Clara sofria de depressão. As horas vagas em casa colaboravam para a manutenção do quadro clínico. Para superar o problema, procurou por uma atividade que ocupasse criativamente o seu tempo. E encontrou no curso gratuito da LBV a solução. “Essas aulas me ajudaram a me sentir mais útil, minha autoestima está bem melhor agora. Essa oportunidade é muito boa, pois tudo o que aprendo aqui, faço em casa e vendo para sustentar minha família.

"Conheci a LBV quando mais precisei de algo que mantivesse minha mente ocupada. E como gosto de trabalhos artesanais, juntou as duas coisas: uma atividade ocupacional que gera renda. Aqui eu me sinto bem, somos uma família. A gente aprende, conhece pessoas diferentes e esse contato me faz muito bem. Eu levo para a casa não só o aprendizado, mas o convívio das pessoas que acolhem. É muito bom ter a LBV em nossa comunidade”, ressaltou a atendida Maricelia de Souza.

Na comunidade do Morro dos Macacos, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Torres Homem, 1.315 — Vila Isabel. Para outras informações, ligue: (21) 2576-8501


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil