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Por: Felipe Pereira, doutor em administração, especialista em projetos digitais e criador do Digaí.

Todos que possuem uma página no Facebook têm um desejo em comum: fazer com que ela tenha cada vez um maior alcance na rede – sem necessariamente pagar por isso. Porém, nem sempre é isso o que acontece – e de pouco tempo para cá percebo muitas pessoas dizendo que o alcance de suas páginas diminuiu, que só aparecem anúncios pagos, etc.

 

Devido a isso – e afim de mudar esse paradigma, - o primeiro passo para fazer com que os cliques voltem e sejam ainda mais efetivos, é descobrir o motivo que fez com que o alcance de sua pagina diminuísse.Hoje percebo duas razões que fazem esse alcance diminuir: o fato de cada pessoa curtir muitas páginas e ter muitos amigos – assim, não há “espaço” no feed de notícias para que apareça tudo que todo mundo postar, - e também o fato de o Facebook ser uma empresa privada, e, devido a isso, precisa cobrir seus custos e lucrar, - ou seja, não há nada de errado em cobrar, e quem quer ganhar dinheiro, investe.Porém, independente desses dois motivos citados acima, existem sim dicas que podem ser seguidas a fim de aumentar o seu alcance, criando engajamento do público – e sem precisar gastar um centavo com isso.01. A hora da publicação: publique quando teus fãs/seguidores estiverem online. Quando você publica um conteúdo no momento em que eles estiverem online, a chance dele ser visualizado é bem maior. Os melhores horários para postagens podem ser visualizados no próprio Facebook Insights, uma ferramenta de mensuração de resultados do próprio Facebook.02. Frequência de postagem: publique com constância. Não existe receita perfeita para a frequência de publicação, mas um intervalo de três a quatro horas a cada postagem é uma opção que pode ser interessante para você. Não esqueça dos horários “alternativos”, como a madrugada, por exemplo – afinal, existem pessoas que só têm tempo para acessar a rede nesse período, e, postando nesse meio tempo, você consegue contemplá-las. Se for necessário, programe as postagens com antecedência.03. Reutilize posts antigos: se algo que você publicou há um tempo é atemporal, você pode reaproveitá-lo. Esse é o tipo de postagem que pode ser muito bem utilizado nos horários de menor pico de pessoas online, apenas para atualizar a página, manter uma “grade” de conteúdos com a frequência estipulada – e, é claro, poupar um pouco de tempo e esforço.04. Produza bons conteúdos: não é só de conteúdos “reciclados” que uma página vive. Para isso, produza conteúdos que engajem o público, afinal, quanto mais curtidas e compartilhamentos eles tiverem, mais relevantes eles serão considerados para o Facebook – e, com isso, sua visibilidade e alcance serão maiores. Para um conteúdo ter sucesso, o ideal é apostar em posts que estimulem o emocional e contem com boas imagens, fazendo com que as pessoas desejem passar esse conteúdo para frente, compartilhando com seus amigos, colegas, parentes, etc.05. Crie posts que estimulem comentários: ao produzir um conteúdo, empenhe-se para que ele gere comentários. Isso é muito relevante, principalmente porque é comum alguns posts antigos serem “ressuscitados” no feed de notícias graças a comentários. Uma foto que foi postada há meses atrás e recebe comentários hoje, volta a aparecer no feed– e isso pode ser utilizado também em seus conteúdos.06. Atraia o seu nicho: não adianta você ter uma boa frequência de postagem, bom conteúdo, saber os melhores horários de publicação, etc., se você não possui fãs/seguidores. Para isso, uma opção é utilizar estratégias focadas em atrair fãs de qualidade para a sua página. Isso pode ser feio por meio do Facebook Ads (anúncios segmentados para o seu público), pelo Marketing de Afiliados, ou até mesmo por meio de um auxílio orgânico, postando em sua página pessoal e contando com o auxílio de amigos.Serviço: Felipe Pereira
Especialista em Marketing Digital

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