Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Equipamento grava imagens em alta definição e possui dispositivo antivandalismo, que garante funcionamento mesmo depois de ser atingido por tiros

 

 

Solução de crimes e identificação de suspeitos. Fechamento de pontos de tráfico de drogas. Menos veículos estacionados irregularmente, menos lixo em locais inapropriados e menos pichações. Esses são alguns dos resultados que o sistema de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura de São José dos Campos, que conta com mais de 220 câmeras de segurança da Panasonic, já contabilizou. Nos últimos três anos, o índice de homicídios caiu 20% na cidade.

 

 

As câmeras estão instaladas em todas as regiões da cidade, principalmente nas áreas de maior circulação, como centro e zona sul, e funcionam 24 horas. A implantação da solução foi a primeira do tipo no estado de São Paulo e ficou a cargo da EriOne, que fornece soluções tecnológicas inteligentes ao mercado. O fornecimento das câmeras, ficou a cargo da SigmaOne, distribuidor oficial da Panasonic.

 

O sistema proporciona maior integração dos órgãos de segurança, como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu 192, Departamento de Trânsito, entre outros. Em consequência, há maior agilidade para solucionar os casos.

 

No mês passado, por exemplo, uma quadrilha invadiu um supermercado na zona norte da cidade, explodindo o caixa eletrônico do estabelecimento. A ação foi filmada pelas câmeras da Panasonic. As imagens foram fundamentais para a investigação, permitindo a solução do caso rapidamente. Os envolvidos já foram presos. 

 

Para Elvis de Jesus, coordenador do COI e inspetor regional da Guarda Civil Municipal, o grande diferencial que garante o sucesso desse projeto é a qualidade dos equipamentos da Panasonic. “Houve um caso em que a câmera recebeu um tiro e o vidro não se rompeu. Apesar da leve danificação, ela continuou gravando, isso permitiu a identificação e prisão de três criminosos durante uma tentativa de assalto.” Ele destaca ainda que o sistema de monitoramento permite que os órgãos competentes sejam acionados no momento em que há qualquer problema no local. Por isso, outras secretarias, além da de Segurança Pública, tem interesse em utilizar a tecnologia em um futuro próximo.

 

“O exemplo de São José dos Campos é extremamente positivo e pode ser replicado em outras cidades do país, inclusive as que possuem o índice de criminalidade maior”, afirma Adilson Molero, diretor comercial da Panasonic.

 

Dentre as câmeras implantadas estão os modelos SW 396 e 598, que têm resistência a água e poeira, gravam imagens em alta definição (HD e full HD) e possuem mecanismos contra vandalismo. A qualidade dos equipamentos, que contam com redutor de névoa e fumaça e detector de movimento, se mantém durante o dia ou à noite.  “Além disso, proporcionam economia de banda e excelente qualidade de armazenamento e transmissão de imagem”, comenta Molero.

 

Sobre a Panasonic do Brasil

 

A Panasonic é líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas para clientes residenciais e não residenciais. No Brasil, possui três unidades fabris. Além da produção de TVs, eletrodomésticos, câmeras, pilhas e baterias, a empresa comercializa no país produtos importados, como câmeras, sistemas de segurança, broadcasting e cuidados pessoais, entre outros. Com o objetivo criar uma vida e um mundo melhores para os seus clientes, a empresa inova constantemente e oferece produtos e serviços que proporcionam maior a qualidade de vida. Menor consumo de energia, redução de emissão de CO2, e apoio a ações em prol do meio ambiente são alguns compromissos públicos da Panasonic.

Para mais informações sobre a empresa no Brasil, acesse: www.panasonic.com/br. Acompanhe a empresa também no Facebook: http://www.facebook.com/panasonic.br e pelo Youtube: http://www.youtube.com/panasonicbrasil.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil