Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Série de concerto será realizada de abril a dezembro, com a presença de solistas e outros artistas convidados

 

Belo Horizonte, abril de 2016 – Na próxima quarta, dia 13 de abril, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Betim faz a primeira apresentação de uma séria de concertos no Centro Cultural do Banco do Brasil CCBB. O ‘Concerto para piano e orquestra em Ré menor, K466, de Mozart’ será interpretado, com a participação do pianista e regente mineiro Simeão Vieira Lopes, como solista convidado, e do Coral Unimed-BH. O programa terá ainda obras do compositor italiano Giuseppe Verdi. A regência e direção artística são do maestro Márcio Miranda Pontes. A Orquestra Sinfônica de Betim é um projeto patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, por meio do Programa Cultural Unimed-BH, viabilizado por meio da adesão dos médicos cooperados.

 

Segundo o maestro, o objetivo do evento é promover a vivência do repertório sinfônico aos jovens músicos integrantes da Orquestra, além de disponibilizar ao público em geral um espetáculo virtuoso. “Os concertos são a oportunidade de levar às pessoas cultura de qualidade, que é o resultado do trabalho de meses de dedicação. Ensaiamos cerca de 20 horas semanais, sem contar os estudos com os corais, realizados em dias e horários diferentes”, afirma.

 

Todos os espectadores pagarão meia entrada.

 

Orquestra Sinfônica de Betim

A Orquestra Sinfônica de Betim integra a linha de ação Cultura do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista realizado pelo Instituto Unimed-BH. O projeto objetiva oferecer aos participantes, jovens de Betim e região, continuidade nos estudos musicais. “Grande parte dos alunos passou por outros grupos quando mais novos, mas tiveram que abandonar os estudos musicais por causa de compromissos como o trabalho. A Orquestra Sinfônica de Betim proporciona o aprimoramento técnico e artístico e traz perspectivas de profissionalização e geração de renda”, explica o maestro Márcio Pontes.

 

Coral Unimed-BH

Também integra a linha de ação Cultura e foi criado para difundir a cultura musical para os públicos da Cooperativa. Conta com mais de 50 integrantes, entre cooperados, colaboradores e convidados, que trabalham técnica vocal, além de iniciação à teoria musical.

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

 

Em 2015, cerca de 1,5 mil pessoas constituíram o público beneficiado, direta e indiretamente, pelas linhas de atuação do Instituto e a plateia total dos espetáculos apoiados pelo Programa Cultural, por meio do qual os cooperados escolhem destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de ações socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões. Atualmente, mais de 4 mil médicos cooperados incentivam a arte e a cultura.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil