Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Até o fim do dia as rajadas de vento podem chegar até 100 km/h em áreas da região

Fortes rajadas de vento ocorreram sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na manhã desta terça-feira (2) por causa de nuvens muito carregadas que se espelharam sobre estes estados.
02.09 ventos sul.jpg 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no Rio Grande do Sul, uma rajada chegou aos 88 km/h em São Borja, às 9 horas. Em Santa Rosa ventou com 68 km/h, às 10 horas e, em Canguçu, uma rajada chegou aos 65 km/h, às 10 horas.

Em Santa Catarina, as maiores rajadas observadas até às 10 horas alcançaram 60 km/h em Xanxerê e 59 km/h em Novo Horizonte.

Pela Escala Beaufort, rajadas de vento com 88 km/h podem causar pequenos danos em edificações e arrancar telhas. Ventos entre 62 km/h e 74 km/h podem quebrar galhos de árvores.

Chuva forte

Além da ventania, as nuvens carregadas que estão se espalhando sobre o Sul do Brasil também provocam chuva forte e volumosa. Em Uruguaiana choveu 46,2 mm entre 6 e 9 horas. Santiago (RS) acumulou 27 mm entre 5 e 10 horas. Em Quaraí já havia chovido 25 mm até às 10 horas.

Temporais à tarde e à noite

As áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul do Brasil vão deixar as nuvens mais carregadas na tarde e noite de hoje em grande parte da região. Estas nuvens podem provocar ventania e chuva forte. Há risco também de muitos raios e granizo. Em regiões montanhosas, as rajadas de vento podem alcançar marcas da ordem de 100 km/h.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil