Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Ação aconteceu nesta segunda (08/06), enquanto deputados homenageavam a emissora em reunião especial

Durante homenagem aos 50 anos da Rede Globo, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda (08/06), jovens ligados a movimentos sociais realizaram um ato de denúncia à emissora. Enquanto deputados discursavam, foram jogados papéis higiênicos em todo o plenário, remetendo à célebre frase: "Rede Esgoto de Televisão".


Os movimentos denunciaram a relação da emissora com a ditadura e levantaram críticas sobre o monopólio das comunicações, que é proibido por lei no Brasil. Além disso, lembraram dos recentes casos de corrupção envolvendo a família Marinho, dona da rede.

 

Há dois anos, a Rede Globo foi multada em mais de R$ 600 milhões, por sonegar impostos na compra dos direitos de TV das Copas de 2002 e 2006. A RBS, filiada da emissora, é acusada na Operação Zelotes, que investiga um esquema de corrupção no qual mais de R$ 19 bilhões foram desviados dos cofres públicos, três vezes maior do que o descoberto na Operação Lava Jato.

"Esgoto" no plenário

Durante o ato, os jovens abriram cartazes, estendendo uma faixa com os dizeres "a verdade é dura, a rede globo apoiou a ditadura e ainda apóia". Foram jogados papéis higiênicos no plenário e um cheiro desagradável se espalhou, associando ao esgoto de desinformação que a programação da emissora dispara diariamente.

O requerimento que solicitou a cerimônia à casa foi feito pelos Deputados Dalmo Ribeiro (PSDB), Gil Pereira (PP) e João Vítor Xavier (PSDB). Para os movimentos sociais não há motivos para homenagear a comunicação da TV Globo. Ao contrário, o papel do legislativo é propor leis como a regulação dos meios de comunicação, para reforçar o setor de comunicação pública e devolver à mídia seu papel educativo e de valorização da cultura. 

O protesto foi organizado pela juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e pela articulação mineira de Movimentos Sociais Quem Luta Educa.



Quem Educa

Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil